sábado, 5 de maio de 2012

NAPA VALLEY: Dicas

Pra início de conversa aqui no meu blog tem 2 textos, que já podem servir como primeiras leituras:

Agora vamos falar sobre outras dicas com base numa viagem que fiz por lá, e em outras dicas dadas por Marcel, meu filhote que mora nos EUA, e já esteve no Napa mais de uma vez...


1- CIDADES : A cidade que ficamos se chamava mesmo Napa. A região é Napa Valley, e tem várias cidadezinhas, entre elas Napa. 
Além de Napa, tem também a cidade de Santa Helena (que achei bem legal, tem comércio, cafés, bares e restaurantes bem interessantes para uma cidade pequena. É bem charmosinha. Tem também uma chamada Yountville. E outras mais...

2- HOTÉIS: Avia (Hyatt) em Napa (hotel em que fiquei e gostei muito do mesmo, bem como da sua localização). Endereço: 1450 First Street, Napa, California. Tel: +1 707 224 3900. Site: http://avianapa.hyatt.com/hyatt/hotels-avianapa/
Mas, segundo meu filho Marcel, o melhor lugar pra se ficar mesmo é em Yountville, que além de bons hotéis como Bardessono (http://www.bardessono.com/) e Villagion Inn (http://villagio.com/), a cidade de Yountville é mais charmosa. 
Os hotéis bons são caros, na faixa de 300 dólares até 700. Tem outros hotéis mais baratos como esses de estrada que tem por lá.  

2- RESTAURANTES: Lá jantamos num bem legal chamado Angèle, que tá indicado num panfleto local, oficial. E foi também indicado pela nossa guia que era bem "chique". O site do Angèle é http://www.angelerestaurant.com/. Endereço: 540 Main Street (at Fifth Street) - Napa, California. Phone 707 252 8115
Vale a pena tomar o Café de Manhã na Bouchon Bakery, em Yountville,  pelo menos um dia! (http://www.bouchonbakery.com/).
A foto do panfleto que indica restaurantes, segue abaixo.



4- Vinicolas: As vinícolas que indico e que visitei, são todas lindas e com vinhos excelentes. Peça, sempre que possível, a degustação prêmio, ou seja a melhor. Segue uma pequena lista de vinícolas, incluindo as que visitei (as quatro primeiras), as respectivas cidadezinhas onde ficam e seus sites:

Beringer: em Sta Helena ( http://www.beringer.com/ )

Na terraça da Beringer (eu e Marcel)
Joseph Phelps: em Sta Helena ( http://www.jpvwines.com/ )

Na Joseph Phelps. Não esqueçam de provar o vinho Insígnia.
Domaine Carneros: Em Napa (essa é bem sofisticada, tem parcerias com vinícolas da França e tem uma degustação ótima que inclui espumantes e uns petiscos com caviar.  Bom pra ir na hora do Brunch. Ficava perto do hotel em que nos hospedamos). http://www.domainecarneros.com

Domaine Carneros. Fachada do prédio principal.
Kelham, que foi indicada pela guia, fica em Sta Helena, e se puder agendar um almoço lá, com certeza vale a pena (veja nas minhas fotos do picasa que tem o link ao final). O site da Kelham é http://www.kelhamvineyards.com/ essa é diferente das demais, por ser uma pequena vivnícola e familiar. Você é atendido/a pelos donos! Adorei!

Na Kelham, ambiente familiar, lunch e vinhos
Tem também a vinicola de Roberto Mondavi que é super famosa e uma das maiores. Roberto Mondavi foi um líder das vinícolas da Califórnia, que com uso de técnicas avançadas e estratégias de marketing trouxe o reconhecimento mundial para os vinhos do Napa Valley". Sites: http://www.robertmondavi.com/rmw/    http://www.robertmondavi.com/rmw/at_the_winery/toursEndereço: Highway 29. Fica em Oakville, Napa Valley/Califórnia. "Apaixonado por Bourdeaux, fez uma aliança com Mouton Rothschild e o fruto desse casamento foi o famoso vinho californiano Opus One, um Cabernet Sauvignon comparável aos grandes crus franceses, sucesso excepcional no mercado americano".



Tem ainda a vinícola de Francis Ford Coppola, que já fica na região de Sonoma, vizinha a regiao do Napa Valley . http://www.franciscoppolawinery.com/. Endereço: 300 Via Archimedes, Geyserville, CA.

Marcel indica também, além dessas acima, outras vinícolas como:


Paraduxx (especializada em vinhos tintos. http://www.paraduxx.com/)


Opus One (o prédio principal é muito bonito. http://en.opusonewinery.com/ ..."Uma parceria entre o Barão Philippe de Rothschild e Robert Mondavi, Opus One surgiu como qualquer grande obra, através de paixão").


Ma(i)sonry Napa Valley (galeria de arte com vários vinhos pra provar: http://www.maisonry.com/).

Bom, a lista é grande pois são mais de 300 vinhedos. O ideal é contratar um motorista-guia pra você ir visitando as vinícolas que você escolher, e/ou algumas que o guia indique. Os hotéis já conhecem os melhores.

5- Guia/driver: O nome da nossa Guia/motorista era Ona (foto do cartão a seguir); Telef. 707.483.0123, site http://www.designateddrivernapa-sonoma.com/), se bem que a recepção do hotel pode informar outros. Na minha opinião: não vá em tour cheio de gente. Fui em Bordeaux e me arrependi.... Vá num tour privado, como o que fomos, só pra vocês que estão viajando juntos! Claro que é mais caro, mas vale a pena. Enfim, no hotel também dão sugestões!


Com Ona, nossa motorista/guia chique. Depois de tantos vinhos olha só minha cara...

6- Balão: O Napa Balloons é em Napa mesmo napavalleyballoons.com (foi o que fomos). Eles vão lhe pegar no hotel e trazem de volta. Tem sempre um café da manhã com espumante, antes ou depois do vôo!
Ver  foto do folder abaixo e ver também nossa foto, com a van que tem o site e telefone, em https://picasaweb.google.com/lh/photo/pyrof2MMlORnn5rcegessdMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink


eu à espera do balão...
Finalmente, se tiverem interesse podem dar uma olhada nas minhas fotos que estão em https://picasaweb.google.com/anaceliacavalcanti/NapaValleyCA?authuser=0&feat=directlink
Nas fotos já tem nome de vinícolas, passeios, etc.








2 comentários: