sexta-feira, 29 de julho de 2011

Memórias da Infância (8) - De algumas viagens...


Algumas vezes viajávamos todos juntos, os irmãos e primos mais velhos, meus pais e meus tios, cada qual no seu fusca. Às vezes vovô também ia. Vovó ficava cuidando dos mais novos. Lembro de uma viagem a Paulo Afonso e Salvador passando por outros lugares. Foi massa! 
Na balsa de Penedo, meu pai e os dois fuscas, o dele e o do meu tio.
O Boi a Cobra em Paulo Afonso - a galera toda, só faltou minha tia que estava batendo a foto (?) - !
Nas cachoeiras de Paulo Afonso, Bahia (minha, tia, minha mãe, meu pai, meu tio e vovô (parece!) 
Os banhos nas piscinas naturais de Paulo Afonso continuam na minha memória. Me lembro também de uma piscina enorme, de água quente, num hotel em Caldas do Cipó

Balneário Caldas De Cipó Bahia - emule.com.br
De Salvador, o que mais recordo é de um candomblé (?) que fomos (e eu com um medo danado!). E, de meu irmão fazendo um "pega" com meu primo mais novo, um descendo pelas escadas e outro pelo elevador do hotel. Meu irmão quase cai por uma janela, se embolando pelas escadas... E tem outras histórias engraçadas deles, mas não dá pra contar aqui não!


Em Recife (não lembro se foi na volta dessa viagem à Bahia, ou outra...). No barco da frente: eu e Markito. No outro: João e Cabeto.
Várias vezes, ou algumas, íamos a Recife com um casal amigo de meus pais que tinha uma kombi. Era uma bagunça só, com um monte de criança dentro. A amiga de minha mãe levava ovo cozido pra essa turma lanchar. Imaginem! Em Recife ficávamos no Hotel Nassau no centro da cidade, e, lembro de termos almoçado algumas vezes no restaurante Leite (http://www.restauranteleite.com.br)

E era numa kombi assim que viajávamos rumo ao Recife...
Fomos uma vez a Manaus e Belém. Dessa vez, somente eu, meu pai e minha mãe. Antes da viagem, fui com minha mãe comprar um maiô novo pra tomar banho nas cachoeiras e rios de Manaus. 

Lembro que compramos um lindo maiô laranja. Daí paramos numa banca de revista, e poucos minutos depois eu me dei conta que estava sem o pacote do meu maiô! Não o encontramos e voltamos pra comprar outro. Não tinha mais laranja, compramos azul! 

Primeira parada: Belém. Minhas malas não chegaram. Lá íamos ficar na casa de um dentista, amigo de meu pai, Adelindo. Dele, é uma famosa frase que meu pai costumava repetir: "engraçado é palhaço, eu sou gracioso"!

Belém na casa do amigo de pai: Eu,  um filho do casal, minha mãe (atrás de mim), a esposa do amigo de pai e meu pai (de óculos), Adelino seu amigo, e um bebê filho do casal de Belém.

Bom, sem malas, minha mãe comprou novas roupas pra mim. Adorei! Lembro de uma saia de quadros, verde... Depois, as malas apareceram...

Em Manuas ficamos na casa de Geraldo, primo de minha mãe. Entre todos os passeios que fizemos na cidade, curtia mais os banhos de cachoeira e de rios, e u passeio de lancha com direito a ver o encontro dos rios Negro e Solimões. 

Manaus. Com primas e meu pai. Eu, sentada na pedra de maiô azul.

Nas cachoeiras em Manaus, eu e meu pai.

Manaus, nas estradas comprando pupunha. Eu, com meu maiô azul!

Voltando à nossa terrinha e seus interiores...

À Macaíba, terra que minha mãe nasceu, íamos sempre na época das jabuticabas. Era uma festa. Meus irmão e primos, meus avós, meus pais e tios.. E mais um monte de gente da família! A gente comia tanta jabuticaba, com caroço e tudo, que se "empanzinava" como dizia "Dona". 

Também íamos a Macaíba pras feiras dos sábados. Eu adorava comprar panelinhas e cavalinhos de barro, bonecas de pano, etc. e tal...





Nenhum comentário:

Postar um comentário