quinta-feira, 14 de abril de 2011

Caminho de Santiago pela Galícia - Dicas de transportes, "passaporte do peregrino" e certificados

Cidade de Partida: O Cebreiro (Como chegar de Madrid ao Cebreiro; como voltar de Santiago para Madrid; etc.).

Transportes:

Ônibus (Autobus)
Para ir a Piedrafita (local que fica abaixo do Cebreiro) só de ônibus. O ônibus sai da Estación Sur de Autobuses de Madrid (http://www.estacionautobusesmadrid.com/ Calle Mendez Alvaro 83; Metro: Mendez Alvaro), ou do Aeroporto. Pode comprar pela internet pela Alsa (http://www.alsa.es/portal/site/Alsa) desde o Brasil. Em Piedrafita, se não quiser subir a pé para O Cebreiro (afinal a caminhada real só começa no dia seguinte) tem táxi. É bom chegar na véspera da caminhada, para conhecer um pouco O Cebreiro e dormir bem antes de sair pela primeira vez pro Caminho!

Trem (Tren)
Para voltar de Santiago de Compostela à Madrid, é melhor de trem. Se você compra com bastante antecipação o preço sai mais barato que ônibus. Compre pela internet pela RENFE http://www.renfe.com/. A Estação de trem em Santiago é fácil de localizar. Do hotel que ficamos fomos a pé, menos de dez minutos.

Taxis e outros transportes menores:
Se você precisar por motivo de doença, pegar um carro pelo meio do Caminho, talvez não seja muito fácil, mas, é possível. Vi umas vans recolhendo pessoas e bikes... E tem táxi nos pueblos maiores... Mas, sinceramente, já que começou indo a pé, faça um esforço e vá até o fim, é ótimo, e você se orgulhará disso (dá pra ir demais)! Você pode até usar o taxi, em casos extras, quando for jantar em algum lugar fora do caminho, por exemplo... ou se realmente adoecer, que Deus “nos livre”... Mas, no caminho, no “seu” que você se propôs a fazer, faça o possível para ir com seus pezinhos... Afinal é um prazer caminhar nesse Caminho tão bonito e cheio de historias!!!




Passaporte do Peregrino e Certificados: 


O passaporte do peregrino é a credencial do mesmo, enquanto estiver fazendo o Caminho de Santiago. Nele, se colocarão os carimbos (“sellos”), nas cidades e pueblos por onde passar, para provar que cumpriu o trajeto mínimo para ter o direito a receber a “Compostelana” (Certificado de conclusão do Caminho de Santiago). Os últimos 100 km a pé ou 200 km em bicicleta já dão direito à Compostelana. 
Pode-se retirar a credencial do peregrino na sede da Associação ACACS-SP (Rua França Pinto, 203, 04016-031 Vila Mariana, São Paulo SP). É grátis! É necessário o Bilhete aéreo para qualquer lugar da Europa. 
Pela internet: O Formulário de emissão da credencial você pode fazer o download, que deverá ser preenchido, assinado e encaminhado para a ACACS-SP, em http://www.santiago.org.br/credencial.asp, ou pode solicitar o formulário pelo e-mail acacssp@santiago.org.br ou pelo telefone/fax (11) 5549.6160. Preencha o formulário da credencial e envie-o para a Associação ACACS-SP, por fax, junto com a uma cópia do bilhete aéreo, solicitando a credencial do peregrino. 


A “Compostelana”, o certificado, é emitido no escritório de recepção de peregrinos em Santiago de Compostela; é a prova de ter cumprido o Caminho de Santiago, ou pelo menos os últimos 100 km a pé ou 200 de bike. O escritório fica próximo a Catedral. Perguntando, todos lhe indicarão!

Buen Camino!







Nenhum comentário:

Postar um comentário