sábado, 12 de fevereiro de 2011

GALO DO ALTO NO ANIVERSÁRIO DA MINHA MÃE


Hoje é aniversário da minha mãe. Hoje ela não vai precisar vestir vestidos de organdi que “picam” nem colocar laços no cabelo que apertam “seu juízo”. Mas, se ela quiser pode tomar sangria sem precisar cair “estatelada”, ou pode tomar simplesmente um bom vinho branco gelado.
Minha avó adorava vestir minha mãe de princesa ou de boneca, com vestidos de organdi e laços no cabelo. Minha mãe não gostava.
Minha avó adorava peixe galo do alto. Minha mãe também gosta. E, quando se fala nesse peixe ela logo se lembra da mãe dela. Meu tio, irmão da minha mãe, era um pescador nato. Pescava também galo do alto.
Hoje minha mãe não tem mais presente sua mãe nem seu irmão, mas tem as boas lembranças deles. E, com a roupa confortável que ela mesma pode escolher, vai poder comer um delicioso galo do alto lembrando que poderia ter sido pescado por seu “mano” e, logo se lembraria também que sua mãe gostaria de estar nessa mesa, partilhando desse peixe-galo.
Os dois não vão estar nessa mesa terrena, mas vão estar “lá em cima” olhando pra ela. Du, como ela chamava seu irmão, deve estar pescando estrelas, como já escreveu meu irmão Carito. Vovó deve estar com vovô e “Du” rememorando os galos do alto dos mares do nosso planeta Terra. Meu pai, que deve também estar ali por perto, escuta essa conversa e ri.
Lá de cima, eles também cantarão parabéns pra minha mãe, tendo o cuidado pra não deixar vovô ligar o rádio e a TV celeste ao mesmo tempo, pra não atrapalhar “os parabéns”. Caso por lá esteja passando a versão “do céu” de “Jerônimo o Herói do Sertão”, é bem capaz de vovô querer assistir junto com o “jornal nacional celestial”. Quem sabe, até, ele vai mandar minha mãe fazer um pouco de ioga logo cedo...
Depois, ela poderá comer o peixe-galo, pescado por um pescador qualquer, mas cozinhado pelo seu genro, que fez questão de comprá-lo e fazê-lo. Aí todos os filhos, noras, netos, netas e namoradas de netos, que estão por aqui, e até o primeiro futuro-bisneto, estarão à mesa, cantando parabéns pra ela e degustando o tão famoso “galo do alto”!
Parabéns mãe! Felicidades e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário